Arquivos raros de Gabriel García Márquez
O arquivo abrange mais de 27.000 imagens de papéis, fotografias, manuscritos e arquivos em áudios, e está disponível para consulta e downlad gratuito.
A Universidade do Texas digitalizou o arquivo do Nobel colombiano e coloca dezenas de milhares de manuscritos, fotografias e outros documentos à disposição na Internet. O arquivo digital do escritor colombiano Gabriel García Márquez inclui manuscritos originais de obras publicadas e não publicadas, material de pesquisa, fotografias, álbuns de recortes, correspondências, cadernos, roteiros, efemérides e gravações de áudio, inclusive de seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel de Literatura em 1982.
O arquivo on-line contém aproximadamente 27.500 materiais digitalizados, e inclui uma ferramenta chamada mirante, em que é possível cotejar diferentes versões dos manuscritos. Ou seja, ler o livro inteiro em diferentes versões, uma ao lado da outra, e ver como sua construção evoluiu parágrafo a parágrafo. Estão disponíveis para consulta 134 esboços de romances, incluindo 10 versões que fez da sua última obra “En Agosto nos Vemos”, que nunca chegou a considerar pronta para publicar. O projeto também permite a busca por palavra-chave nos papéis que haviam ficado guardados nas gavetas do autor.