Ricardo Chacal, Marginal Magistral

Poeta do Silêncio, Marginal, Mimeógrafo, Rock’n’roll, Cigano, Mutante, Ricardo Chacal é um promotor de bons encontros. Sua trajetória como poeta e agitador cultural alterou as bússolas dos que insistiam em mapear a poesia numa navegação de cabotagem que não se lançava em direção ao novo ou ao povo.

Leia

A poesia de Cacaso

A poesia de Cacaso ilustra o cenário cultural que se articula durante a década de 1970 no Brasil. Ícone da poesia marginal brasileira, atemporal, Cacaso ganha documentário afetivo e provocador.

Leia

Décio Pignatari, visionário, precursor e revolucionário

Poucos encarnam tão bem o conceito de multiartista como Décio Pignatari, fundador do Grupo Noigrandes com os irmãos Augusto e Haroldo Campos. Poeta, crítico literário, tradutor, publicitário, cronista de futebol e até mesmo ator, ficou conhecido do grande público por sua poesia visual/concreta, crítica e atual. Um homem bem à frente de seu tempo, no sentido preciso do termo.

Leia

Antologia 26 Poetas Hoje: reunião da Poesia Marginal

Num período de censura e marcado pelo academicismo, a juventude carioca reinventou a poesia e suas formas de circulação através de livretos mimeografados. Estes textos foram reunidos por Heloísa Buarque de Hollanda na Antologia 26 Poetas Hoje, considerada o registro mais importante daquela geração de poetas.

Leia
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish