America Lucha

Entrevistas exclusivas

 cristian-aventillas-tiempos-de-la-humanidade America Lucha
  

Entrevista exclusiva com Cristian Avecillas

Cristian Avecillas é poeta, autor e dramaturgo equatoriano, natural de Guayaquil. Confira sua conversa, de fevereiro de 2021, com o escritor Julio Almada sobre os espaços da literatura, os cantos emblemáticos de Guayaquil, a experiência cubana, a poesia e muito mais.

LUCHA Y RESISTENCIA

Paco Urondo

Paco Urondo foi perseguido e assassinado por seu trabalho poético, e também por suas idéias políticas, durante a ditadura militar Argentina

Entrevista do escritor cubano Luis Manuel Pérez Boitel a Julio Urrutiaga Almada, parte da série America Lucha, com as visões e histórias de vida e resistência da América Latina. 

Eduardo Galeano

Eduardo Hughes Galeano foi um jornalista e escritor uruguaio  autor de mais de quarenta livros, traduzidos em diversos idiomas. Suas obras combinam ficção, jornalismo, análise política e história. 

Musica y arte
 selin-trovoar America Lucha

Selin Trovoar, pelo direito de ler

As editoras independentes movimentam a literatura nos espaços urbanos, na rua e nos locais marcados pelo encontro, como nos saraus, bares, escolas e até mesmo penitenciárias. A Selin Trovoar luta pelo direito de semear histórias mesmo em tempos de quarentena. Quer colher?

 mercedes-soza-grande-cantora America Lucha

Mercedes Sosa, a voz da América Latina

Dona de um repertório multinacional, que reunia as principais canções de protesto do Uruguai, da Argentina e do Chile, Mercedes participou de discos em diferentes países, e consolidou sua presença na música latino-americana como a voz mais difundida no continente ao longo dos anos 1970.

 tambien-la-lluvia America Lucha

También la lluvia, o colonialismo desnudado

A história da América Latina é marcada pelo genocídio programático, praticado sem remorso pelos saqueadores dos povos originários em nome de um progresso que envenena e adoece a todos. Ao defender um recurso mineral valioso, a população de Cochabamba pôde pôr sua riqueza a seu próprio serviço. Esta é a história em También la lluvia, um filme dentro de um filme, sobre resistência, imperialismo e cinema.

 Feito-Café-Boa-Viagem-el-efecto America Lucha

Memórias do Fogo

A banda El Efecto apresenta um caldeirão de ritmos e estilos musicais aliados ao lirismo poético e engajamento político. Aproveite para assistir “O Encontro de Eike Batista e Lampião”, sucesso do grupo.

As vozes da América Latina, suas vivências e perspectivas, reunidas pelo encontro na arte. A resistência é viver, reinventar linguagem e espaço, tomar de assalto a narrativa, construir pontes revelando histórias e vida.

Sentimos que, mais do que um alento, a arte promove o diálogo, desmistifica pautas e realiza uma experiência ímpar ao excitar nossa imaginação: ilumina o mundo interior e o exterior para que melhor possamos enxergá-los.

Chegamos a 2021 com as séries América Lucha, onde iremos publicar a poesia de luta dos autores latinoamericanos, e Escárceu, reunindo artistas das periferias brasileiras.

A América Latina e a África foram profundamente modificadas pelo encontro. Aprofundar esse encontro, ao ponto de torná-lo presente, não significa soterrar o passado mas resgatar visões do mundo. Porque ontem, como hoje, silenciaram histórias inteiras. Porque hoje, como nunca, nos é possível documentar o movimento e a fala.

E nunca foi fácil promover abraços.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish