fbpx

Victoria Cuacuas

O grande poder do canto

Victoria Cuacuas é cantora e poetisa original de Puebla, México. Foi uma das finalistas do primeiro MX Slam Nacional, a primeira competição de Poesia Falada do México. A artista une palavras, looping vocal e expressão corporal para entregar seus escritos poéticos

Victoria estudou música clássica desde a infância, e ainda adolescente começou a cantar em eventos sociais e a participar de óperas.  Seu “treinamento de rua”, é como Cuacuas classifica os eventos de poesia de que participa, e que tiveram a vantagem de aproximá-la das pessoas que contribuíram para expandir sua criatividade e consciência. Sua incursão na palavra falada é mais recente,  começou como  uma das finalistas do primeiro MX Slam Nacional. 

A poetisa  é um dos poucos expoentes da palavra falada que une a poesia em voz alta com looping ao vivo. Com relação ao papel que esses loops (ou loops de som) desempenham na construção de suas palavras faladas.

"Gosto muito das atmosferas, das paisagens que consigo criar com a minha voz ou com ritmos"

Ela também admite que, embora atualmente apenas realize looping vocal, pretende incluir instrumentos em suas apresentações, para melhorar o alcance de suas falas e  ajudar a “desenhar outros mundos”.  

El canto es un gran poder

Victoria Cuacuas compartilha o poder e a vitalidade de sua voz usando um jogo Voicelive de TC Helicon junto com um Looper Ditto.