fbpx

Registro inédito em áudio de Frida Kahlo

Biblioteca de áudio no México revelou trecho de programa de rádio que pode ser o único registro da voz da pintora. Ouça a leitura de texto escrito pela artista mexicana para Diego Rivera, em 1949.  

Frida-Kahlo Registro inédito em áudio de Frida Kahlo Audio AUDIOVISUAL Áudio

A Fonoteca Nacional do México, acaba de divulgar o que é, provavelmente, a única gravação da voz de Frida Kahlo. 

 O impressionante registro foi encontrado nos arquivos do programa de rádio “El Bachiller”, que realizava então um perfil do pintor Diego Rivera, marido de Frida. Sobre uma base musical, a pintora lê um texto de sua autoria, intitulado “Retrato de Diego”. O áudio tem apenas 1:40min e , segundo a fonoteca, não é só o texto em si que é de autoria dela: a narração, também.   

A gravação foi feita entre 1953 e 1954, mas só foi ao ar em 1955, após a morte da pintora, e o narrador se refere à leitura como sendo da artista “que já não existe mais”. A fim de confirmar os tantos indícios, as autoridades irão agora trabalhar para confirmar que se trata de fato da voz de Frida. O acervo do “El Bachiller” é composto por mais de 1300 gravações que ainda serão digitalizadas e catalogadas, então é possível que outros registros da voz de Frida apareçam. 

frida-desenhando Registro inédito em áudio de Frida Kahlo Audio AUDIOVISUAL Áudio
frida-e-diego Registro inédito em áudio de Frida Kahlo Audio AUDIOVISUAL Áudio
images Registro inédito em áudio de Frida Kahlo Audio AUDIOVISUAL Áudio

Fonoteca Nacional do México

fonoteca-nacional-do-mexico Registro inédito em áudio de Frida Kahlo Audio AUDIOVISUAL Áudio

A memória sonora de uma cultura dá conta de sua evolução; suas crenças, modos de fala, ritmos e ambientes sonoros que representam e compõem sua identidade estão nele criptografados. A biblioteca Nacional de Som tem a função de pesquisar, registrar, preservar e divulgar o patrimônio sonoro mexicano, derivado tanto de experiências ao vivo como da tradição fonográfica e radiofônica. 

A instituição abriu suas portas em 10 de dezembro de 2008. Reconhecida em toda a América Latina, hoje pode-se afirmar que o lançamento da Biblioteca Nacional de Música representa um acontecimento inédito na cultura mexicana, não só porque tem como objetivo principal proteger um dos patrimônios mais frágeis e abandonados do século XX. , mas porque implementou muitas e bem-sucedidas formas de difundir sua riqueza cultural.

O universo íntimo de Frida Kahlo num tour digital pela Casa Azul. ​

O chamado Museu Casa Azul Frida Kahlo é o lugar onde objetos pessoais revelam o universo íntimo da artista latino-americana mais reconhecida do mundo.

Leia Mais