Publicidade

Filme baiano sobre quilombolas da Chapada é premiado em festival internacional

Filme baiano sobre quilombolas da Chapada é premiado em festival internacional

O filme TERRAS QUE LIBERTAM histórias dos Cupertinos apresenta uma trajetória da população negra quilombola na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). Um movimento de liberdade com a liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino, insurgentes em consciência negra, no sentido de nascer e viver nas terras ancestrais quilombolas da Caatinga

O filme baiano “Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos” foi premiado como Melhor Documentário do Five Continents International Film Festival – FICOCC 5-8, da Venezuela. Dirigido e idealizado pelo geógrafo-documentarista Diosmar Filho, o projeto apresenta a trajetória de luta e resistência da população negra quilombola na Chapada Diamantina.

 

A obra conquistou ainda outras duas categorias do FICOCC: Melhor Documentário com Trilha Original, assinada pelo multi-instrumentista Mauricio Lourenço; e Menção Especial no Prêmio de Melhor Cinematografia ao diretor de fotografia Chico Soares. 

 

“Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos” já havia sido premiado como Melhor Documentário Sul Americano no International Documentary Film Awards (Eslováquia). Além disso, o filme baiano recebeu indicações em outros concursos internacionais, tendo sido finalista do Boden International Film Festival (BIFF) e semifinalista no Stockholm Film & Television Festival (SFTF), ambos na Suécia. Em outubro, o documentário foi selecionado para participar do 7º  FestiFrance Brasil – Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte

TERRAS QUE LIBERTAM : histórias dos Cupertinos

O filme TERRAS QUE LIBERTAM histórias dos Cupertinos apresenta uma trajetória da população negra quilombola na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). Um movimento de liberdade com a liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino, insurgentes em consciência negra, no sentido de nascer e viver nas terras ancestrais quilombolas da Caatinga. O documentário revela a contemporaneidade da luta quilombola pelos direitos territoriais e sociais, a defesa do Território Quilombola de Vazante contra a Barragem Baraúnas e a liberdade do guerreiro Julio Cupertino – ancestral no Território de Baixão Velho. Um filme de Diosmar Filho.

Publicidade
Related Post
Publicidade