Publicidade

Livros para as crianças

Livros para as crianças 

Três livros de Angela Camelo, professora e psicopedagoga, que utiliza a contação de histórias, inspiradas tanto por sua experiência pessoal quanto na sala de aula, para abordar temas importantes numa linguagem acessível.

O peixinho Pedrinho - Os óculos mágicos

O livro conta uma história de um peixinho no ambiente escolar que não conseguia enxergar as letrinhas. Logo a professora pediu para ele ir no oftalmologista e percebeu que ele precisava usar óculos. A mãe o levou para escolher diferentes armações de óculos, eram mágicos e mudavam de cores. O Pedrinho percebeu que o mundo era diferente com aqueles óculos e que as cores e as letras faziam sentido. Tinha poderes de enxergar as letras e todos os coleguinhas também queriam aqueles óculos, achavam super legal.  

O livro foi inspirado no meu filho que não queria usar os óculos, pois achava que as crianças iriam rir dele, eu tive que criar uma história para que ele entendesse que seria bacana usar os óculos, hoje ele usa os óculos que troca armação da frente e os amiguinhos até acham muito legal os óculos dele, tem um amiguinho que usava um óculos sem grau por achar legal, hoje ele não reclama para usar óculos. A história ajuda sobre a questão do bullying nas escolas. 

Editora autografia 2020. 

Clique na imagem

Ser diferente não faz diferença

Clique na Imagem

O livro foi inspirado no dia a dia em sala de aula, no convívio e na observação de como era a interação social dos seus alunos e a parceria com ilustrador Pietro Peres dando vida com os traços e cores, foi parti daí que surgiu essa linda história do mundo azul.

Ser diferente não faz diferença, é uma obra prima que retrata através da história de uma joaninha azul, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Caio acaba chamando atenção de um amiguinho por sempre estar brincando sozinho. É quando a joaninha vermelha Pedro, resolve interagir com o mundo de seu amigo autista e ali se inicia uma grande amizade entre os dois. Onde em próximas páginas, todos os amiguinhos da escola mergulharão no mundo azul de Caio.

Através destas páginas, a escritora Angela Camelo traz a bonita mensagem de respeito, a lição de que devemos nos aceitar como somos e respeitar diferenças alheias.

Ser diferente não faz diferença, reforça a convivência harmoniosa diante o jeitinho de ser de cada um, e conscientizar sobre a inclusão. É um grito de apoio à integração social. E é isso que realmente faz a diferença!

 

O livro Ser Diferente não faz Diferença foi publicado pela Editora Litere-se, 2020

O grafismo infantil

O grafismo infantil é uma representação simbólica que a criança manifesta o processo de linguagem para se comunicar e se expressar livremente. Este livro visa às informações buscadas em sala de aula utilizando a psicanálise com os desenhos dos alunos para identificar a interação em sala de aula. É interessante que os profissionais da educação e da saúde entendam que o desenho não é rabisco, mas sim uma ferramenta para ajudar a criança como identificar a deficiência e o desinteresse.  

A valorização e o conhecimento do grafismo infantil é uma linguagem valiosa no desenvolvimento da criança, entendendo que respeitando e estimulando aquilo que não é verbalizado é transmitido pelo desenho, portanto o processo de construção do conhecimento tem uma grande importância e significação. O livro ajudar o leitor analisar os processos de desenhos tendo o foco às estratégias de representação construídas pelas crianças. Capacitar os professores, estudantes universitários e profissionais terapeutas que utilizam o desenho como ferramenta de trabalho na aplicação de técnicas de intervenções através do conhecimento das simbologias do desenho.  

Editora appris 2018. 

 

Clique na imagem

Sobre a autora

Angela Camelo nasceu em São João de Meriti no Rio de Janeiro em 1981, leciona em uma escola Municipal do rio de Janeiro como professora de artes plásticas. Formada em Artes Visuais pela Universidade Unigranrio e em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Educação Cultura e Ciência. Pós- graduação em Psicopedagoga pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. 

Publicidade
Publicidade