Publicidade

Memórias do Fogo

el efecto

Um dos principais nomes da cena independente carioca dos anos 2000, El Efecto celebrou 16 anos de trajetória independente lançando seu quinto álbum de estúdio: "Memórias do Fogo".

Formada em 2002, na cidade do Rio da Janeiro, El Efecto tem o ecletismo como marca do seu som. As composições são mergulhos nas mais distintas tradições e gêneros musicais, revisitados a partir de uma perspectiva contemporânea.
Inspirado na trilogia de livros sobre a história das Américas, intitulada Memória do fogo e publicada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940 – 2015) entre 1982 e 1986, o trabalho evidencia o aprofundamento do projeto da banda, e apresenta um caldeirão de ritmos e estilos musicais e o lirismo poético, aliado ao engajamento político.
O  álbum Memórias do fogo alinha seis composições criadas e arranjadas pelos próprios integrantes do El Efecto. O trabalho conta com participações de Aline Gonçalves e Gabriel Ventura. Além disso, conta ainda com uma composição de Rachel Barros, interpretada pela própria.
A capa, artes gráficas, conceitos e ilustrações do disco ficam por conta do artista visual Rafa Éis, numa proposta de parceria e diálogo entre o som e as imagens. O artista pretende produzir uma montagem particular, em vídeo, para cada canção do projeto.

O Drama da Manada Humana

“Vem que tá na hora, não enrola, não demora
Para não ficar de fora da fila do sacrifício
O trem vai rumo ao precipício
Estamos no vagão, somos a carga
Amarga tristeza de boi
Ruminando aquilo que era
Pra ter sido e não foi
Reféns da mesma trama
O drama da humana manada
A vida é isso camarada?

O Encontro de Eike Batista e Lampião

A música narra um hipotético encontro da notória figura do cangaço com o ex-bilionário brasileiro em uma linguagem inspirada pela literatura de cordel.  trata-se de uma situação em que Eike dá o maior lance de uma licitação do governo para gerir um terreno à beira do Rio São Francisco, mas encontra resistência de Lampião e seu bando, que ocupam o local.
Formação

Bruno Danton (voz, violão e viola) 
Cristine Ariel (guitarra, cavaquinho e voz) 
Eduardo Baker (baixo) 
Gustavo Loureiro (bateria) 
Tomás Rosati (voz, cavaquinho e percussão) 
Tomás Tróia (guitarra e voz)

Ficha técnica

Gravação: Tomás Alem (Estúdios Toca do Bandido e MK Estúdio) e Patrick Laplan (Estúdio Fazendinha) no Rio de Janeiro/RJ 
Mixagem: Tomás Alem no Estúdio Aura (exceto Chama Negra, mixada por Gustavo Loureiro) 
Produção Musical: Patrick Laplan, Tomás Alem e El Efecto 
Produção Executiva: Iuri Gouvêa 
Masterização: Robert Carranza, em Los Angeles, CA – EUA 
Composições, arranjos, pesquisas e roubos: El Efecto (exceto “Chama Negra”, composta por Rachel Barros e arranjada por Aline Gonçalves e El Efecto) 
Direção de Arte: Rafa Éis e El Efecto 
Projeto Gráfico e Desenhos: Rafa Éis. 

Publicidade
Publicidade