fbpx

Selin Trovoar, pelo direito de ler

As editoras independentes movimentam a literatura nos espaços urbanos, na rua e nos locais marcados pelo encontro, como nos saraus, bares, escolas e até mesmo penitenciárias. A Selin Trovoar luta pelo direito de semear histórias mesmo em tempos de quarentena. Quer colher?

Publicamos autorxs periféricxs ativxs, que desenvolvem ações culturais em suas áreas, saraus, escolas públicas, penitenciárias, intervenções de rua, redes sociais etc. Com 37 títulos editados de forma autônoma (sem captação de recursos públicos ou privados), desenvolvemos atividades contínuas de fomento à produção literária e formação de leitores – principalmente nas periferias de São Paulo. 

Desde 2011 publicando e distribuindo livros independentes – de mão em mão em eventos literários, ruas, bares, etc – sob a direção do escritor baiano @nibrisant (pseudônimo de Nivaldo Brito dos Santos), nos formalizamos como editora em 2018. Possuimos catálogo com publicações de vários gêneros (teatro, poesia, prosa, zines), que são comercializados a preços populares em nosso website e presencialmente.  

Além de livros, desenvolvemos oficinas de escrita, produtos culturais e literários em diversos formatos, como cartões postais, lambe-lambes, camisetas, etc.  

Todas as nossas iniciativas têm os propósitos de semear histórias divergentes (escritas nas bordas da cidade por protagonistas diversas (os)), inspirar e provar que literatura é um direito básico do ser humano, como disse Antonio Candido. 

Ni Brisant 
editor Selin Trovoar 

(Clique na imagem para saber mais)

Ni brisant

É poeta, slammer, agitador cultural, revisor e editor. É autor de Tratado sobre o coração das coisas ditas, Para Brisa e Amor livre é pleonasmo; também publicou Se eu tivesse meu próprio dicionário e A revolução dos feios, ambos receberam versão em espanhol. Um dos nomes mais expressivos da literatura periférica, é idealizador do Movimento Cultural Sobrenome Liberdade e fundador da editora Selin Trovoar. Frequenta circuito de Slam, especialmente o Slam do 13. Possui graduação em Letras.