fbpx

Você sabe o que é sarau?

Sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressar e se manifestar artisticamente. É um espaço de convívio cultural, que pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
guglielmo-zoochi-1874zocchi_guglielmo_a_musical_evening Você sabe o que é sarau? Arte na Rua

Quanto a origem da palavra, não há consenso.  Alguns estudiosos acreditam que se trata de um derivado do francês soirée (reunião nocturna), que tem raiz no latim serotinus (tardio, pela tarde). Outros dizem que a origem reside no galego serao (anoitecer) e no catalão sarau, baile noturno popular de que já havia registo em 1537.

Este tipo de evento se popularizou no século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses e chegou ao Brasil em 1808, com D. João, seguindo os moldes dos salões franceses.  Eram realizados inicialmente no Rio de Janeiro, mas logo fazendeiros de São Paulo resolveram aderir e já na metade do século XIX saraus com literatura, música, champanhe e vinhos espalhavam-se pelas capitais brasileiras.

Com o tempo, essas reuniões passaram a ser organizadas por “pessoas de influência”, interessadas em cultura e em financiar estudos e movimentos artísticos. A Semana de Arte Moderna – também chamada de Semana de 22, que ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da Cidade – foi grande propulsora do sarau, apresentado como libertário e agregador das diversas manifestações culturais brasileiras.

 Nesse período os Saraus deixam de ser uma manifestação cultural da corte e passar a acontecer em bares, praças ou casas, reunindo pessoas que se interessam pela literatura, músicas e arte visuais. Reuníam modernistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Paulo Prado e muitos outros, e se tornou popular e informal.

 

grupo-dos-cinco-do-modernismo-brasileiro-fonte-google-com_1144538-1024x538 Você sabe o que é sarau? Arte na Rua

Sarau é uma festa onde as artes se encontram. Um espaço para a música e literatura onde novas vozes declamam seus poemas e as manifestações artísticas são valorizadas. Os efeitos positivos se estendem às comunidades envolvidas, participe!