fbpx

Raízes:Um Piano na Amazônia

A pianista Carla Ruaro levou um piano pela amazônia, apresentando ao público compositores contemporâneos com obras de grande valor cultural.

Em 2017, a artista Carla Ruaro levou um piano e o melhor dos compositores contemporâneos para um passeio de barco pelo rio Arapiuns, no estado do Pará, dentro da reserva extrativista Tapajós-Arapiuns. Na embarcação, foram realizadas oficinas e promovidos concertos com o melhor da música amazonense. 
A expedição durou 40 dias, sendo 20 dias dentro do barco. 
 
A pianista traz aos palcos um repertório totalmente original nunca antes executado em salas de concertos, apresentando ao público compositores contemporâneos da Amazônia com obras de grande valor cultural. 
Dos sons dos pássaros ao uso de instrumentos indígenas, a pianista transforma o seu concerto em uma experiência única. O concerto inclui ainda a exibição do documentário com 29 min de duração, que retrata essa jornada pelos rios da Amazônia.
O projeto, que já se apresentou na Inglaterra e Portugal, voltou em turnê no segundo semestre com uma série de shows pelo Brasil, vendidos também em CD e DVD.
Carla Ruaro é pianista, pesquisadora, educadora, produtora e diretora dedicada a projetos culturais e sociais que envolvem música, natureza, viagens, caridade, culturas, produção musical e cinematográfica.
Bacharel pela UFRGS no Brasil e mestre em performance musical pela Goldsmiths University of London. Entre 2015/2017, Carla integrou a equipe de pesquisa do CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova, em Lisboa, no campo da música contemporânea.
Fez parte do Live Music Now, uma instituição de caridade e cultura no Reino Unido fundada por Yehudi Menuhin, promovendo música ao vivo em escolas para crianças com necessidades especiais, hospícios, centros para pessoas com deficiências físicas e mentais. Durante 6 anos, ela realizou performances e workshops em toda a Inglaterra, Irlanda e Emirados Árabes.
Um-Piano-na-Amazônia-3-1024x683 A pianista Carla Ruaro levou um piano pela amazônia Arte na Rua Performance Música
images-1-2 A pianista Carla Ruaro levou um piano pela amazônia Arte na Rua Performance Música
Em 2012, ganhou o Prêmio Funarte com o projeto “Multiplicando a música brasileira na Amazônia”, com o trio “Brazilian Ensemble”, o que a levou a realizar o projeto “Raízes – um piano na Amazônia”, que envolveu uma expedição de 40 dias transportando um piano de barco nas profundezas da Amazônia, levando a música contemporânea da Amazônia para comunidades remotas do rio. Como resultado, um álbum duplo com um documentário em CD e DVD foi lançado em 2018.
Ela já se apresentou pela Inglaterra, Irlanda, Portugal, Brasil e Oriente Médio em salas de concerto, como The Grosvenor Chapel, Trinity College of Music, Mayfair e Bloomsbury Igrejas, Arcola Theatre, Arcola Theatre, Deptford Town Hall, Blachheath hall, Charlton House, Abu Dhabi National Teatro, Festival de Cambridge, Harrogate, Belfast Culture Festival, SESC São Paulo, Museu da Música de Lisboa e muito mais.