Ricardo Pecego conta com um extenso currículo de atuação profissional relacionado, em especial, à produção cultural. Formado em publicidade e propaganda pela Faculdades
Metropolitanas Unidas (FMU), iniciou as atividades na área em 1999 como analista de marketing na General Motors do Brasil. Na empresa trabalhou em eventos como Rodeio de Barretos, Festival de Inverno de Campos de Jordão, Salão do Automóvel, todos em São Paulo.
Durante quase duas décadas se dedicou ao ofício atuando em diferentes empresas e instituições, todas relacionadas com arte. Entre elas se destacam Associação Cultural Ópera Mundi (ACOM), iniciativa ligada a popularização da música erudita, Wooz, Arte & Cultura, organização sem fins lucrativos que promove atividades artísticas e formação técnica e profissional para o setor e Brazil10 & Produtores Associados, empresa promotora de shows internacionais no país.
Trabalhou como produtor artístico de uma série de artistas desde a música erudita até a popular, como Quaternaglia, Duo Bandel Gouveia, Clarice Assad, Thiago Amud, entre outros.
Também foi produtor de shows de nomes importantes do cenário musical nacional como Nando Reis, Eduardo Araújo, Sérgio Reis e Renato Teixeira, O Teatro Mágico e Palavra Cantada, além de promover espetáculos com artistas internacionais como Brian Auger Oblivion Express (EUA), Texas Hippie Coalition (EUA), Boris Salvodelli (Itália), Tohpatti Ethnomission (Indonésia), Soft
Machine (UK) e Mahogany Frog (Canadá).
Ricardo teve ainda uma passagem pela gestão pública na prefeitura de Itapira, interior de São Paulo, no cargo de Diretor de Cultura e Turismo , em 2019.
Em 2021, lança-se na podosfera com o Diversidades(@diversidadespodcast), podcast em formato de entrevista que ele produz e apresenta. A proposta, segundo Ricardo, é demonstrar a amplitude que o ser humano pode alcançar. “Procuramos enaltecer boas práticas e pessoas que em sua jornada doam seus saberes, sejam eles em forma de ciência, pensamentos, teorias, ou arte. Pretendo inspirar os ouvintes para que encontrem formas de interagir que sejam benéficas à nossa sociedade”, explica. Na primeira temporada passaram pelo Diversidades Ailton Krenak, Bel Santos Mayer, Luiz Ruffato, Mônica Salmaso e Natália Leal. O podcast está disponível em todas as plataformas de áudio como Spotify, Deezer, Apple Podcast, e outros.
Ricardo também dedica-se com afinco nos últimos anos à carreira literária, e depois de “Caparaó”, trabalha em seu segundo livro, “Sangria”, que deve ser lançado no segundo semestre de 2023.