Desde que surgiram os primeiros smartphones, e durante a popularização dos mecanismos digitais de leitura, passou-se a questionar se o livro físico sobreviveria à era digital. Atualmente, mesmo com a crise das grandes editoras e livrarias, percebe-se mais a falência de um modelo de administração que já vem há anos dando sinais de esgotamento do que uma crise do produto “livro”.
"Produzir artesanalmente é como dar ao livro o mesmo tratamento que um poeta dá a um poema"
O selo Butecanis publica autores que querem conceber o processo de criação e o produto a ser publicado de um modo diferente dos métodos de produção em série, através de uma publicação artesanal de baixo custo e com maior possibilidade de alcance aos leitores. No acervo encontramos livros de contos, crônicas, romance e poesia, produzidos artesanalmente ou em cartonaria. Vale Conferir!
A Cartonaria é uma forma artesanal de fazer livros, entre outras tantas maneiras possíveis. A Cartonaria faz referência ao movimento cartonero surgido na argentina e que utiliza o papelão (em espanhol Carton) para fazer as capas, que também são confeccionadas em outros materiais, como papel cartão e papel craft.