"Legado negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto" é uma análise profissional da obra "Guia politicamente incorreto da História do Brasil", escrito pelo jornalista Leandro Narloch em 2009, e que traz não apenas erros factuais, como interpretações problemáticas a respeito de aspectos da História do Brasil.

Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto

“A proposta do Legado Negado foi um pouco diferente do que muita gente estava esperando. Inicialmente as pessoas acharam que o objetivo do documentário era ser um amontoado de refutações factuais sobre alguns argumentos apresentados no Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. Na verdade, o objetivo era explicar como se faz história para demonstrar que o jornalista Leandro Narloch não podia fazer algumas afirmações no livro da forma categórica como fez, vendendo suposições como se fossem teses polêmicas deliberadamente escondidas do público por uma “academia esquerdista” e pelo movimento negro.  

Acredito que, nesse sentido, o documentário foi bem sucedido, pois explicamos detalhadamente que as fontes sobre Palmares não nos dão certezas em relação a algumas das polêmicas sobre o assunto, com a existência ou não de escravidão no quilombo.”

Sobre o Leitura ObrigaHISTÓRIA

“O canal começou em 2015 e de lá pra cá, passou por muitas mudanças. De início era um canal de resenhas; depois, passou a ter vídeos mais sintéticos sobre temas que consideramos relevantes, e gradativamente ele foi incorporando outras abordagens. Atualmente estamos planejando uma reformulação para que a partir de 2020 nossas produções sejam mais sofisticadas e significativas, saindo do ritmo produtivista do YouTube e focando na qualidade da produção como um todo, já que, penso eu, isso é o mais importante nesse momento onde a educação têm sido tão atacada por todos os lados”.  

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish