el efecto
Um dos principais nomes da cena independente carioca dos anos 2000, El Efecto celebrou 16 anos de trajetória independente lançando seu quinto álbum de estúdio: “Memórias do Fogo”.
Formada em 2002, na cidade do Rio da Janeiro, El Efecto tem o ecletismo como marca do seu som. As composições são mergulhos nas mais distintas tradições e gêneros musicais, revisitados a partir de uma perspectiva contemporânea. Inspirado na trilogia de livros sobre a história das Américas, intitulada Memória do fogo e publicada pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940 – 2015) entre 1982 e 1986, o trabalho evidencia o aprofundamento do projeto da banda, e apresenta um caldeirão de ritmos e estilos musicais e o lirismo poético, aliado ao engajamento político. O álbum Memórias do fogo alinha seis composições criadas e arranjadas pelos próprios integrantes do El Efecto. O trabalho conta com participações de Aline Gonçalves e Gabriel Ventura. Além disso, conta ainda com uma composição de Rachel Barros, interpretada pela própria. A capa, artes gráficas, conceitos e ilustrações do disco ficam por conta do artista visual Rafa Éis, numa proposta de parceria e diálogo entre o som e as imagens. O artista pretende produzir uma montagem particular, em vídeo, para cada canção do projeto.
O Drama da Manada Humana
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=EU2vNzdmFPM[/embedyt]“Vem que tá na hora, não enrola, não demora Para não ficar de fora da fila do sacrifício O trem vai rumo ao precipício Estamos no vagão, somos a carga Amarga tristeza de boi Ruminando aquilo que era Pra ter sido e não foi Reféns da mesma trama O drama da humana manada A vida é isso camarada?
O Encontro de Eike Batista e Lampião
A música narra um hipotético encontro da notória figura do cangaço com o ex-bilionário brasileiro em uma linguagem inspirada pela literatura de cordel. trata-se de uma situação em que Eike dá o maior lance de uma licitação do governo para gerir um terreno à beira do Rio São Francisco, mas encontra resistência de Lampião e seu bando, que ocupam o local. [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=2F-ZYs2NlYU[/embedyt]
Formação
Bruno Danton (voz, violão e viola)
Cristine Ariel (guitarra, cavaquinho e voz)
Eduardo Baker (baixo)
Gustavo Loureiro (bateria)
Tomás Rosati (voz, cavaquinho e percussão)
Tomás Tróia (guitarra e voz)
Ficha técnica
Gravação: Tomás Alem (Estúdios Toca do Bandido e MK Estúdio) e Patrick Laplan (Estúdio Fazendinha) no Rio de Janeiro/RJ
Mixagem: Tomás Alem no Estúdio Aura (exceto Chama Negra, mixada por Gustavo Loureiro)
Produção Musical: Patrick Laplan, Tomás Alem e El Efecto
Produção Executiva: Iuri Gouvêa
Masterização: Robert Carranza, em Los Angeles, CA – EUA
Composições, arranjos, pesquisas e roubos: El Efecto (exceto “Chama Negra”, composta por Rachel Barros e arranjada por Aline Gonçalves e El Efecto)
Direção de Arte: Rafa Éis e El Efecto
Projeto Gráfico e Desenhos: Rafa Éis.
Acesse Aqui
“Coco da Purpurina”, música do projeto Another Magic com Ana Bispo
O Salto, parceria entre Ceumar e Caco pontes
Devaneio questiona o pecado em clipe de estreia
Rock alternativo com psicodelia em novo EP de Fábio Cardelli