Publicidade

Nova montagem do Giramundo, aproxima marionetes, máscaras, sombras e filmes.

O Pirotécnico Zacarias

A nova montagem do Giramundo, aproxima marionetes, máscaras, sombras e filmes. O universo do realismo mágico de Murilo Rubião é o cenário perfeito para a dúvida sobre a possibilidade de compreensão da realidade.

“O Pirotécnico Zacarias”, nova montagem do Giramundo, aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação integrando imagens reais e imagens pré gravadas. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de conhecimento total da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor.
Um dos aspectos que chamam a atenção é a aproximação da cena de bonecos do universo do cinema e da animação, numa busca por integração de linguagens, por meio da linguagem interativa. O universo do realismo mágico de Murilo Rubião é o cenário perfeito para a dúvida sobre a possibilidade de definição e conhecimento da realidade.

GIRAMUNDO

O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, que constrói montagens teatrais. Promove a investigação do movimento em suas múltiplas formas, utilizando-se de diversos meios para pesquisar esse movimento, dentre os quais, o boneco.

O coletivo se organiza com uma estrutura multi e interdisciplinar de funcionamento, que integra museu-teatro-escola-animação-produtos, que o distingue mais como centro de referência do que como grupo de teatro convencional. 

Criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, a equipe montou 36 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos. Durante os anos 2000,  se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

Hoje, atuam com um núcleo multimídia, onde convivem bonecos reais e imagens digitais,ao mesmo tempo em que permanecem como um grupo clássico, apegado à interpretação da cultura brasileira, em constante luta para realização de uma produção artesanal e projetada. A imagem do Giramundo como um grupo de madeira esculpido por artesãos cede lugar a de um grupo que mistura teatro de bonecos e cinema.
No youtube, é possível conferir a trajetória do trabalho do grupo e experiências como Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta indicam que existe um Giramundo novo em andamento, diferente do Giramundo universitário, reinventado pelas criaturas que ele mesmo inventou.
Publicidade
Related Post
Publicidade