fbpx

O Pirotécnico Zacarias

A nova montagem do Giramundo, aproxima marionetes, máscaras, sombras e filmes. O universo do realismo mágico de Murilo Rubião é o cenário perfeito para a dúvida sobre a possibilidade de compreensão da realidade.

“O Pirotécnico Zacarias”, nova montagem do Giramundo, aproxima o teatro de bonecos do cinema e da animação integrando imagens reais e imagens pré gravadas. Marionetes, máscaras, sombras e filmes, imersos no realismo mágico de Murilo Rubião, questionam a possibilidade de conhecimento total da realidade e comemoram 100 anos de nascimento do autor. 
 
Um dos aspectos que chamam a atenção é a aproximação da cena de bonecos do universo do cinema e da animação, numa busca por integração de linguagens, por meio da linguagem interativa. O universo do realismo mágico de Murilo Rubião é o cenário perfeito para a dúvida sobre a possibilidade de definição e conhecimento da realidade.

GIRAMUNDO

O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, que constrói montagens teatrais. Promove a investigação do movimento em suas múltiplas formas, utilizando-se de diversos meios para pesquisar esse movimento, dentre os quais, o boneco.

O coletivo se organiza com uma estrutura multi e interdisciplinar de funcionamento, que integra museu-teatro-escola-animação-produtos, que o distingue mais como centro de referência do que como grupo de teatro convencional. 

Criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, a equipe montou 36 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos. Durante os anos 2000,  se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

Hoje, atuam com um núcleo multimídia, onde convivem bonecos reais e imagens digitais,ao mesmo tempo em que permanecem como um grupo clássico, apegado à interpretação da cultura brasileira, em constante luta para realização de uma produção artesanal e projetada. A imagem do Giramundo como um grupo de madeira esculpido por artesãos cede lugar a de um grupo que mistura teatro de bonecos e cinema.
 
No youtube, é possível conferir a trajetória do trabalho do grupo e experiências como Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta indicam que existe um Giramundo novo em andamento, diferente do Giramundo universitário, reinventado pelas criaturas que ele mesmo inventou.