Criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, a equipe montou 36 espetáculos, construindo um acervo de aproximadamente 1.500 bonecos. Durante os anos 2000, se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu Museu, Escola e Estúdio de Animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.
Hoje, atuam com um núcleo multimídia, onde convivem bonecos reais e imagens digitais,ao mesmo tempo em que permanecem como um grupo clássico, apegado à interpretação da cultura brasileira, em constante luta para realização de uma produção artesanal e projetada. A imagem do Giramundo como um grupo de madeira esculpido por artesãos cede lugar a de um grupo que mistura teatro de bonecos e cinema.
No youtube, é possível conferir a trajetória do trabalho do grupo e experiências como Pinocchio, Hoje é Dia de Maria, Miniteatro Ecológico, Vinte Mil Léguas Submarinas, Teatro Móvel, Mitologia Fantástico, Metas do Milênio Futura, Dango Balango, Segue o Beco, Teatro do Mundo, Manual do Marionetista, Giramundo Reconta indicam que existe um Giramundo novo em andamento, diferente do Giramundo universitário, reinventado pelas criaturas que ele mesmo inventou.