Tiago Maria lança SEMVERGONHO

Coletânea de crônicas é o primeiro título do selo Balcão da Santa Sede Editorial.

SEMVERGONHO – crônicas com e sem noção traz 84 textos – entre inéditos e já publicados – de Tiago Maria. A obra está estruturada em cinco capítulos, reunindo crônicas em eixos temáticos: Nonsense, Infância, Sexualidade, Linguagem e Cidade. O texto que dá título ao livro é a primeira crônica do terceiro capítulo: “E vejam, não há nada de errado em ser tímido, inclusive acho até charmoso, porém, a gente sabe, ném, o mundo é dos semvergonhos” (p. 81).

O livro conta com a contracapa assinada por Valesca de Assis, orelha de Guilherme Tauil, apresentação do editor e cronista Rubem Penz, prelúdio da editora e cronista Nathallia Protazio e um poslúdio da escritora Mariana Ianelli.

Sobre o processo criativo de SEMVERGONHO, Tiago relata que as crônicas foram escritas entre 2015 e 2022, elaboradas nos entremeios das oficinas de escrita e nos intervalos entre a redação publicitária e o curso de licenciatura em Letras. “Todos os textos são motivados por temas do cotidiano e influenciados pelo universo que me atravessa”, destaca.

Egresso da Santa Sede – oficina de crônicas de botequim, o autor já tem textos publicados em coletâneas da editora (como Tiago Pedroso). Começou a assinar Tiago Maria em “Maria volta ao bar” (Buqui, 2014 – finalista do Prêmio AGES 2015), título que resgata e homenageia a obra de Antônio Maria, referência literária cara para o autor até hoje.

No prefácio, Penz afirma: “A condução leve e extremamente criativa inscreve o Tiago entre um dos mais diletos herdeiros dos mestres Antônio Maria e Luis Fernando Verissimo, com quem, aliás, dividiu a edição “Cobras na cabeça” (Buqui, 2015). Desafio qualquer um a não amar este amigoirmão que a vida trouxe e o bar alimentou”. SEMVERGONHO é o primeiro título do selo Balcão da Santa Sede Editorial, projeto-piloto para lançar livros de um único autor. Assim, o professor e criador da oficina homônima assina a edição e fez consultoria para o primeiro trabalho solo da editora e também do próprio Tiago Maria.

A  edição, leitura atenta e seleção dos textos contou com o trabalho de Nathallia Protazio. Maria Tereza Vieira Lopes (Tetê) realizou a revisão da publicação. Felipe Basso e Giancarlo Carvalho estiveram na produção da obra, sendo que o último ainda assina o projeto gráfico e a capa. Gerson Kauer completa o time na consultoria.

Clique na imagem para saber mais

SEMVERGONHO – crônicas com e sem noção traz 84 textos – entre inéditos e já publicados – de Tiago Maria. A obra está estruturada em cinco capítulos, reunindo crônicas em eixos temáticos: Nonsense, Infância, Sexualidade, Linguagem e Cidade. O texto que dá título ao livro é a primeira crônica do terceiro capítulo: “E vejam, não há nada de errado em ser tímido, inclusive acho até charmoso, porém, a gente sabe, ném, o mundo é dos semvergonhos” (p. 81).

Sobre o autor

Tiago Maria, brasileiro, cansado, 42 anos, cardioinsistente. Profissão: esperança. Atualmente, trabalha com redação publicitária e cursa Licenciatura em Letras na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Participou como cronista das antologias Santa Sede – Crônicas de Botequim – Safra 2013, Maria Volta ao Bar (2014) e Cobras na cabeça (2015). Premiado na Maratona de Escrita Criativa promovida pelo Instituto Estadual do Livro na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre.

“Tiago Maria, ele mesmo confessa, tem relação antiga e intensa com as palavras. Ora brinca, ora luta com elas. Ele as desafia a significarem mais, a irem além do rotineiro.” (Valesca de Assis)

“Veterano na dança que é par da escrita dos dias, ele sabe: nada de temer o ridículo nem o infinito. Desses cronistas de sangue latindo na letra, conhecem?” (Mariana Ianelli

SEMVERGONHO, coletânea de crônicas de Tiago Maria

Editora: Santa Sede (RS)

Páginas: 180

Preço de capa: R$ 40,00

Lançamento: 11 de outubro de 2022 (terça-feira), a partir das 19h

Local: Apolinário (República, 552 – Cidade Baixa – Porto Alegre)

Atração: autor autografa exemplares e entrega recompensas da campanha de financiamento da obra

Livros  Tiago-Maria-credito-Isidoro-B.-Guggiana-06-1024x683 Tiago Maria lança SEMVERGONHO
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish