Jorge Ventura cursou Artes Dramáticas na Escola Martins Penna e na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), quando atuou em peças de autores consagrados como Brecht, Gogol, Ariano Suassuna, José Vicente, Dias Gomes, Gianfrancesco Guarnieri e Plínio Marcos, e hoje soma mais de 30 peças de teatro em seu currículo.
Em 1995, foi garoto-propaganda da rede de lojas Rei das Tintas, atuando em comerciais de rádio e TV, veiculados na região Rio. E de 1999 a 2009, protagonizou sete curtas e um longa-metragem. Neste período, chegou a dublar filmes e desenhos animados nos estúdios da Herbert Richers. Seu último trabalho em teatro foi na peça “Vampíria”, de Dionísio Jacob, dirigida por Claúdio Filiciano.
Diretor de Comunicação Social da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Rio de Janeiro), do SEERJ (Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro ), Cônsul Poetas Del Mundo (região Recreio dos Bandeirantes/RJ), Membro da SBPA (Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas), Membro da IWA (Associação Internacional de Escritores e Artistas), Membro da AVPLP (Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa), Membro Correspondente da ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil) e um dos coordenadores do Movimento Poetas Sem Fronteiras. Há 10 anos atua, como convidado especial, nos saraus e nas atrações teatrais do Grupo Poesia Simplesmente.