Crônica Decorativa I, de Fernando Pessoa

Mais conhecido por sua obra em poesia, o escritor português Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português também escreveu alguns poucos contos como O Banqueiro Anarquista. Conheça aqui uma de suas crônicas mais conhecidas.

Leia

Poemas de Diego Rojas Arias

Trazemos quatro poemas do autor equatoriano Diego Rojas Arias, autor do livro Amor Escupido de 2013, entre outros. Seus escritos circulam em coletâneas e pela internet, em blogs e revistas ligados a divulgação da poesia contemporânea na América Latina.

Leia

Chuva de Maio, de Alberto Morávia

Um dos mais importantes escritores italianos modernos, várias de suas obras foi adaptada para o cinema. Seus temas principais são o desamor, a aridez da vida moderna e a corrupção da alta classe média

Leia

Livros para as crianças

Três livros de Angela Camelo, professora e psicopedagoga, que utiliza a contação de histórias, inspiradas tanto por sua experiência pessoal quanto na sala de aula, para abordar temas importantes numa linguagem acessível.

Leia

Carnaval, uma carta de Mário de Andrade

Mário de Andrade passou o Carnaval de 1923 no Rio de Janeiro, encantou-se com a folia carioca e não foi visitar Manuel Bandeira em Petrópolis. No final de fevereiro, enviou uma carta ao amigo, argumentando a sua ausência.

Leia

O coração do violinista de Fernando Sabino

Colaborador de vários jornais, o cronista recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti pelo livro “O Grande Mentecapto” e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Mineiro radicado no Rio, faleceu em 2004 em Ipanema.

Leia

Feliz Aniversário, de Clarice Lispector

O conto de Clarice, mestra em discorrer sobre a alma humana, retrata a reunião de uma família num momento de importante celebração. “Feliz aniversário” é um texto forte, que remete ao estereótipo da família perfeita e feliz, desfolhando para o leitor um universo de aparências.

Leia
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish