Contos de Paulo de Toledo

Paulo de Toledo trabalha com e para a literatura. Professor, mestre e doutor pela USP, é também escritor em franca produção, seja publicando ou colaborando com diversas revistas literárias do país. É com imensa satisfação que trazemos alguns de seus contos para nossos leitores.

Leia

Farândola, de Maria Cristina Martins

Indo da casa, do familiar, do doméstico, e tomando as ruas, Farândola vai se tecendo como uma aliança, nesse movimento que se desdobra e vai encontrando seus pares, dando as mãos pelo que se reconhecem em suas estranhezas, porque é a condição de estar fora de lugar, fora da ordem, que os une.

Leia

O Peru de Natal, de Mário de Andrade

Mário de Andrade deixou uma vasta obra desde romances, poemas, críticas, contos, crônicas, ensaios. Publicou “Pauliceia Desvairada” o primeiro livro de poemas da primeira fase do Modernismo. Além de poeta, foi romancista, contista, crítico literário, professor e pesquisador de manifestações musicais e excelente folclorista.

Leia

CONTO DE NATAL, de Rubem Braga

Rubem Braga, (1913-1990) foi um escritor e jornalista brasileiro. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação no país. Foi correspondente de guerra na Itália e Embaixador do Brasil em Marrocos. Como cronista mostrava seu estilo irônico, lírico e extremamente bem humorado.

Leia

Presépio, Conto de Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro, embora sua obra não se restrinja a formas e temáticas de movimentos específicos.

Leia

O espelho – um conto de João Guimarães Rosa

O conto O Espelho é o centro da obra Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. O autor utiliza uma narrativa em primeira pessoa em contato direto com o leitor como um diálogo constante, em que este é chamado a adentrar no mundo paralelo, na viagem extraordinária a qual é chamado pelo viajante. A intenção é simplesmente narrar a experiência que questiona a lógica e o sentido de existir.

Leia

O AradO de OdarA (Uma distopia tropical)

Mauricio Simionato apresenta cinco poemas e lança novo livro, O AradO de OdarA (Uma distopia tropical). O poeta e jornalista foi finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura 2019 e do Prêmio Off Flip de Poesia em 2021. É editor da revista digital ‘URRO – contragolpe cultural’

Leia

Poemas de Fernando Antônio Fonseca

Fernando Antônio Fonseca nasceu e reside em Belo Horizonte, MG. Publicou cinco livros de poesias, e um de minicontos, em edições independentes. Também, foi laureado em vários concursos de poesia de âmbito nacional, com prêmios de edição em antologias. Tem livro no prelo, LAVRA, de poemas.

Leia
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish