A primeira apresentação internacional da Invernadero, banda de rock psicodélico do Chile, foi na Semana Internacional de Música (SIM), em São Paulo, em 2020. Esta mesma apresentação agora se torna o primeiro EP ao vivo do grupo, Alucinaciones en el Ñielol, que conta com canções inéditas que estarão no próximo álbum, “Onda Estelar”. O compacto ao vivo já se encontra disponível nas principais plataformas de streaming e o vídeo do show completo está no canal da Invernadero no YouTube.
“A experiência foi muito enriquecedora, tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho e também de conhecer muitas pessoas de todo o mundo, outros projetos muito interessantes e muitos lugares para visitar. Gostaríamos muito de poder tocar no Brasil quando possível, espero que aconteça.”, elogia Paolo Mardones, baixista da Invernadero.
“O desafio era estar à altura da ocasião, então trabalhamos com a ideia de fazer algo que nunca havíamos feito, resultando neste show colorido e vertiginoso.”, define Sebastián Moncada, guitarrista da Invernadero.
O título do EP faz referência ao local onde a apresentação para a SIM São Paulo foi gravada, Cerro Ñielol, monumento de Temuco, cidade no Sul do Chile. Para a performance convidaram os músicos Diego Roa (saxofone) e Erick Turrieta (Clarinete).
O repertório do show contou com cinco músicas, incluindo uma canção inédita, O álbum é o terceiro da Invernaderos e contará com participação de músicos do Chile, México, Brasil e Austrália, todos enquadrados na busca por agregar sons não convencionais de diferentes partes do mundo. Com dois álbuns lançados, Invernadero (2015) e Entropía (2019), a apresentação foi a primeira vez que a banda chilena entrou em contato com o público brasileiro.
Na ativa desde 2013, o trio psicodélico traz em seu currículo participações em festivais por todo o Chile, tais como Feria Pulsar (2017), Merken Rock (2018), Contracorriente Festival (2019) e Festival Woodstaco (2018 e 2020). Com influências musicais que vão do rock psicodélico ao progressivo, a Invernadero conta com ritmos e melodias suaves e emocionantes, trazendo a experimentação como principal objetivo.
A SIM São Paulo é a maior feira da indústria musical da América Latina e, agora em sua oitava edição, ganha formato digital. Em uma programação que reúne mais de 70 painéis e mais de 300 apresentações artísticas de todo o mundo, o evento cresceu e em 2020 contou com a SIM Community: plataforma de conexão atualizada diariamente.
O EP Alucinaciones en el Ñielol foi produzido por José Ignacio Molina e o selo Humo de Temu, e contou com fotografia de capa por Nicolás Molina. A gravação foi realizada por Johnny Painen, enquanto a mixagem e masterização são de Seba Moncada e Paolo Mardones. A apresentação em vídeo contou com direção e operação de câmera por Gonzalo Tonchi Puebla, enquanto a direção de fotografia ficou por conta de Nicolás Molina e Carlos Valverde. A iluminação é de Carlos Melivilu, enquanto o figurino e a maquiagem são de Mónica Tardonez e Álex Sanzana. A performance foi idealizada por Pablo Navarrete, com equipamentos de Matilde González.