fbpx

João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro é considerado um dos maiores expoentes da literatura brasileira. Oitavo ganhador brasileiro do Prêmio Camões, imortalizado pela Academia e traduzido para diversos idiomas sua obra ganhou o mundo. Conheça um pouco do autor e adquira o polêmico livro A Casa Dos Budas Ditosos, disponibilizado para download.

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na Bahia em 23 de janeiro de 1941. Foi também jornalista e roteirista. 
 O escritor ganhou o prêmio de melhor autor revelação em 1972 com seu segundo romance, Sargento Getúlio. O livro é considerado uma obra prima e já foi traduzido para diversos idiomas. Em 1985, o jornalista foi condecorado na categoria Melhor Romance do Ano, com a obra Viva O Povo Brasileiro. Apesar de ser baseado em fatos reais da história brasileira, como a ocupação portuguesa, trata-se de uma narrativa com personagens fictícios. Em cada momento da obra, um personagem se destaca e, mesmo sendo de núcleos diferentes, muitos deles interagem entre si. 

Jogar ovos, tomates e tortas na cara de autoridades e pomposos variados é comportamento relativamente comum nas democracias mais consolidadas, com exceção da americana, onde o pessoal prefere dar tiro mesmo.

Fora do Brasil, João Ubaldo recebeu prêmios na Alemanha e Suíça (Anna Seghers e Die Blaue Brillenschlang, respectivamente). Além disso, seus livros foram traduzidos em 12 línguas, como o inglês, espanhol, finlandês, francês, hebraico e italiano.
 
Em 2008 recebeu o Prêmio Camões pelo “alto nível de sua obra literária”, “especialmente densa das culturas portuguesa, africanas e dos habitantes originais do Brasil”. 
 
Faleceu em 2014 no Rio de Janeiro, onde, após voltar de Portugal para o Brasil, residiu a partir de 1991. 

Se alguém chegasse para mim e dissesse que eu não poderia escrever mais, seria insuportável. Agora, já que ninguém me proíbe, não ando com muita pressa. Nem penso nisso.

Ciclo de Conferências "Vozes contemporâneas: a ficção"

Conferência: “Como eu escrevo” Coordenador: Acadêmico Cícero Sandroni Conferencista: Acadêmico João Ubaldo Ribeiro Data: 29/4/2014

Descrevo a masturbação feminina em alguns dos meus livros. Mas não sou eu ali masturbando todas elas. Só tem um dedo meu.

A casa dos budas ditosos é um livro do escritor João Ubaldo Ribeiro, publicado inicialmente na série “Plenos Pecados” da Editora Objetiva, em 1999. O pecado-tema do livro é a luxúria. 
O livro é narrado por uma mulher de 68 anos, nascida na Bahia, falando de sua própria vida, e de como jamais se furtou a viver, com todo o prazer e sem respingos de culpa, as infinitas possibilidades do sexo.