Francisco Alves Mendes Filho, o “Chico Mendes”, nasceu no dia 15 de dezembro de 1944 no seringal Porto Rico, no município de Xapuri, estado do Acre. Filho de seringueiro, aos onze anos de idade já trabalhava ao lado do pai no corte da seringa. Aprendeu a ler e a escrever aos 18 anos.
Iniciou sua luta em defesa da floresta, na década de 70, participando da luta dos seringueiros pela posse da terra na Amazônia. No início da década de 80, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e primeiro presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros.
No entanto, para algumas pessoas, as ideias de Chico Mendes eram vistas como entrave ao desenvolvimento da região, defendiam um modelo baseado no desmatamento e na expulsão dos seringueiros.
Sua luta pela preservação da Amazônia e de seu povo tornou-o símbolo da causa ambiental em todo mundo, tendo sido premiado em 1987 pela ONU pelo seu destaque na defesa do meio ambiente, além de outros prêmios e condecorações.