Casa Tomada, de Júlio Cortázar

Este conto de Cortázar foi criado em 1946. Inicialmente ele foi reproduzido no veículo intitulado Anales de Buenos Aires pelo escritor argentino Jorge Luis Borges e posteriormente figurou ao lado de outras histórias de Julio na obra Bestiário, lançada em 1951.

Leia

Poemas de Cristian Avecillas

Cristian Avancillas é poeta, autor e dramaturgo, nascido no equador, natural de Guayaquil. Poeta premiado no Equador, em Cuba e na Itália. O livro Abraço entre o canibal e a mulher apaixonada foi publicado pela Editorial Don Quijote, na Síria, e pela Editorial Vision, na Espanha.

Leia

Os fugitivos de Alejo Carpentier

O conto “Os fugitivos”, do escritor cubano Alejo Carpentier, é uma das mais fortes denúncias ao escravismo nas Américas. Carpentier, escreveu outros grandes contos com propostas mais complexas de estrutura, como “El caminho de Santiago” e “Viaje a la semilla”.

Leia

A poesia de Laura Domingo Agüero

Primeira entrevista da série América Lucha, com a poesia de resistência produzida na América Latina. Trazemos nossa conversa com a poeta cubana Laura Domingo Agüero, escritora e artista multimídia, natural de Havana, que fala ao poeta Julio Urrutiaga Almada.

Leia

Poemas de Nicolás Ghigonetto

O poeta argentino Nico Ghigonetto apresenta seus poemas É licenciado em Línguas e Literaturas (UNRC). Publicou o livro de poesias “Los Días del Disaster” (Cartografias, 2016), participou da Bienal de Arte Jovem do Centro Cultural Recoleta (2017/2018) e foi selecionado para a antologia “Van Coming” (Mansalva, 2017).

Leia

Selin Trovoar, pelo direito de ler

As editoras independentes movimentam a literatura nos espaços urbanos, na rua e nos locais marcados pelo encontro, como nos saraus, bares, escolas e até mesmo penitenciárias. A Selin Trovoar luta pelo direito de semear histórias mesmo em tempos de quarentena. Quer colher?

Leia

50: Uma Antologia de Julio Almada

Para comemorar seus cinqüenta anos de vida o poeta Julio Urrutiaga Almada lançou uma antologia com poemas selecionados em suas diferentes fases de criação poética. Julio é também tradutor e professor de Português no Centro Cultural Brasileiro no Equador.

Leia

Julio Urrutiaga, um poeta no Equador

Julio Urrutiaga Almada é poeta, escritor, professor universitário, tradutor literário, dramaturgo e ator. Transeunte do Mundo. Identificado com a realidade latino-americana. Geminiano com ascendente em peixes e lua em câncer (marte em sagitário e vênus em Touro). 

Leia

QUANDO PACIENTES PERDEREM A PACIÊNCIA

O poeta Lucas Bronzatto volta a Revista Arara. Sua poesia engajada é reflexo de seu compromisso de vida com a educação e a saúde do país em que habita, onde exerce, como operário, o papel que lhe coube. Os versos de Bronzatto mostram uma apreensão para além dos fatos, donos de uma verdade que não cabe no papel.

Leia

Entrevista com o poeta chileno Leo Lobos

Tradutor, poeta, ensaísta e artista visual, Leo Lobos foi entrevistado por Julio Urrutiaga Almada para a Arara Revista. Dono de uma aguçada sensibilidade e autor de mais de uma dezena de livros, traduziu poetas brasileiros como Hilda Hist e Tanussi Cardoso e escreve para diversas revistas e sites.

Leia
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish